O Evento

O SIGNIFICADO

A Cultura Oceânica é definida como o “entendimento da influência do oceano em nossas vidas e de nossas ações no oceano”, onde nós corresponde a indivíduos e instituições, sejam elas públicas, privadas ou da sociedade civil.

A Cultura Oceânica é feita com todos os diferentes setores da sociedade. Portanto, vamos Dialogar com cada setor, considerando suas características e especificidades.

O MOMENTO

Com a missão de promover soluções transformadoras baseadas na ciência para o desenvolvimento sustentável, a ONU proclamou a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável – Década do Oceano – que ocorre entre 2021 e 2030 – para impulsionar a implementação da Agenda 2030. 

A Década do Oceano conecta pessoas e instituições em todo o mundo em prol da sustentabilidade, envolvendo todos os setores da sociedade permeiam a Década do Oceano, sem deixar ninguém para trás.

De forma inédita no hemisfério sul, a UNESCO, o Programa Maré de Ciência – Unifesp, e a Prefeitura de Santos organizam em outubro de 2022 o evento mundial Diálogos da Cultura Oceânica – Ocean Literacy Dialogues  para celebrar, sensibilizar, engajar, debater, vivenciar e comunicar a Cultura Oceânica com públicos diversos. Ocean Literacy Dialogues é um evento mundial que tem como finalidade promover a troca de conhecimentos sobre a conexão de cada indivíduo e setor da sociedade com o oceano e o desenvolvimento sustentável.

O QUE QUEREMOS

Juntos construiremos a Geração Oceano. O Ocean Literacy Dialogues é uma oportunidade única e pioneira de integrar diferentes setores da sociedade para debatermos sobre a Cultura Oceânica. Será uma semana dinâmica, repleta de eventos diversos que integrarão ciência, artes, cultura, inovação, inclusão, gastronomia, esportes aquáticos, comunicação e cidadania com a Cultura Oceânica.

Com base no melhor conhecimento científico disponível, oferecemos espaços de discussão e construção de soluções para o oceano que queremos –  além de experiências de sensibilização e engajamento. Todos os setores da sociedade poderão participar de sessões e eventos, e para a disseminação do conhecimento e valorização das parcerias, contaremos com cobertura e divulgação jornalística pelo Grupo Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista, e redes sociais dos parceiros, ligando o local ao global.

O DIFERENCIAL

Em junho de 2022, na Conferência dos Oceanos da ONU em Lisboa, a UNESCO promoverá a primeira edição do Ocean Literacy Dialogues. A partir de então, o evento ocorrerá em diferentes países, a começar pelo Brasil. Assim, esta é uma proposta inovadora e ambiciosa de um primeiro grande evento no hemisfério sul que alinhará ciência do mar e agendas globais, que integrará eventos locais, regionais e globais.

Ocean Literacy Dialogues é um evento para que o avanço do conhecimento científico, tecnológico e de inovação nas diferentes temáticas da sustentabilidade e da ciências do mar possam ser debatidos de forma integrada com o conhecimento tradicional, de governança pública e privada e que contemplem o impacto social da ciência.

Considerando a diversidade e peculiaridade das características destes múltiplos setores da sociedade, Ocean Literacy Dialogues é composto por uma série de sessões destinadas a integrar o conhecimento científico acadêmico por temas e com colaboração de públicos específicos: comunicadores, educadores do ensino formal e ensino não formal, setor portuário, comunidades tradicionais, gestores públicos, empresas e sociedade em geral.

Foto: Artem Mizyuk - Pexels