Relatos: Comunidades Tradicionais e conflitos da pesca

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

11h às 13h

Aberto ao público | Sem inscrição

A busca por justiça socioambiental e pela saúde dos oceanos em regiões costeiras e marinhas decorre de injus iças e desigualdades sofridas por populações costeiras, em particular por pescadoras e pescadores artesanais. A poluição, transformação de biomas, limitação ou perda do acesso a territórios produtivos, seja pelo conflito com outros agentes políticos e econômicos mais influentes ou pelo colapso de estoques pesqueiros, são padrões recorrentes desses casos injustiça, acarretando que as populações, pertencentes a grupos sociais vulnerabilizados, são pressionadas a mudar seus modos de vida, a conviverem com lixo, com água e solo contaminados ou são expulsas de seus territórios.

A mesa “Relatos: Comunidades Tradicionais e conflitos da pesca” tem por objetivo apresentar relatos de situações de conflitos socioambientais relacionados à pesca artesanal vividos por pescadoras e pescadores de diferentes regiões do Brasil, evidenciando-se quais os principais conflitos que vivenciam em suas regiões, como vem acontecendo o enfrentamento destes e quais as possíveis soluções.

Também participarão das exposições de falas, representantes de instituições alinhadas com a temática e que vem trabalhando na elaboração de materiais que retratam a realidade dos conflitos.

Haverá um momento para recepção de perguntas dos expectadores da mesa, visando-se a discussão acerca das informações apresentadas durante a exposição dos convidados.

Sociedade Civil e Pesquisadores – Comentários e experiências (15min – 3 falas de 3min)

  1. Rare
  2. Instituto Linha D’Água
  3. Liga das Mulheres Pelo Oceano
  4. Representante projeto PactoMar

Convidados Pesca Artesanal

  1. Representantes pescador(a) artesanal APA Marinha Litoral Centro
  2. Representante pescador(a) artesanal Comunidades da Ilha do Cardoso (SP)
  3. Representante pescadora artesanal da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas, Povos e Comunidades Tradicionais Extrativistas Costeiras e Marinha (região Norte – Pará)

Moderação: Adayse Bossolani (PainelMar)

PÚBLICO ALVO:

Pescadoras e pescadores artesanais, pesquisadoras(es)

PARTICIPANTES:
A
Adayse Bossolani